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terça-feira, 13 de setembro de 2011

Projeto Educacional do Programa Mais Educação-2011

DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA -TECENDO RELAÇÕES


Introdução

Nossa escola, busca a inclusão social de nossos alunos, que possuem etnias, condição econômica, cultural, física ou religiosa bem diversas. Cada um deles busca seu espaço e para atendê-los temos buscado projetos e ações diversas como: Programa Mais Educação, PDE -Escola, Laboratório de Informática, Sala de leitura e sala de Recursos Pedagógicos.
O Programa Mais Educação visa contribuir para a formação integral dos alunos, articulando, a partir do projeto, diferentes ações alterando o ambiente escolar e ampliando a oferta de saberes, métodos, processos e conteúdos educativos. O Programa conta com 200 alunos participantes nas as oficinas de Letramento, Ciências, Teatro, Canto Coral, Horta Escolar e Programa Segundo Tempo.

Justificativa
O ambiente escolar reflete e reproduz elementos de convivência social e nos deparamos com situações de intolerância, discriminação, preconceito e falta de limites. A discussão sobre os direitos da criança e do adolescente em sala de aula, na escola e na comunidade pressupõe uma reflexão inicial como um momento muito importante, e é neste processo de discussão dos direitos, que buscamos a sensibilização da comunidade escolar sobre o tema.
Segundo diagnóstico feito na escola através de reuniões com a comunidade escolar e a vivência escolar há uma necessidade de incluir no currículo do Ensino Fundamental, conteúdos que tratem: dos direitos das crianças e dos adolescentes (Lei nº. 11.525/07, tendo como diretriz a Lei no 8.069/90, que institui o Estatuto da Criança e do Adolescente), Combate ao Bulling (Lei nº.6.481/09), Valorização da cultura dos afro-descendentes brasileiros e indígenas (Lei 11.645/08) e Respeito ao Meio Ambiente ( Lei nº. 9.795/99). Visamos, portanto, complementar este trabalho nas oficinas do Programa Mais Educação, fortalecendo com práticas individuais e coletivas que gerem ações e instrumentos em favor da promoção, da proteção e da defesa dos direitos humanos e reparação das violações. Centrando as ações nos sujeitos, individual, coletivo e organizacional, com a multiplicidade de possibilidades que atuem no nível cognitivo, atitudinal e procedimental, contribuindo para a formação de hábitos, valores e atitudes. Com metodologias e enfoques, com eixos transversais adequados aos diferentes graus e disciplinas.


Metas

Levar cada membro da comunidade escolar (alunos, pais, responsáveis e funcionários da escola) a reconhecer-se como ser humano com direitos e deveres na sociedade, independente de sua etnia, gênero, condição econômica, física, cultural ou religiosa.
Incluir no currículo do Programa Mais Educação, conteúdos que tratem dos direitos das crianças e dos adolescentes, Combate ao Bulling (Lei nº.6.481/09), Valorização da cultura dos afro-descendentes brasileiros e indígenas (Lei 11.645/08) e Respeito ao Meio Ambiente (Lei nº. 9.795/99) mobilizando toda comunidade escolar.

Objetivos

Sensibilizar monitores e demais funcionários da escola a respeito da importância de discutir sobre o tema com toda comunidade escolar.
Promover junto à comunidade escolar reflexão sobre suas ações e dos demais quando estas forem de cunho discriminatório, preconceituosos e revelem atitudes não condizentes com o espaço pretendido de convivência harmoniosa e respeitosa.
Desenvolver atividades com os alunos que os façam refletir sobre seus direitos e deveres (todo direito corresponde a uma responsabilidade), combate ao Bulling, valorização da cultura dos afro-descendentes brasileiros e indígenas e respeito ao Meio Ambiente.


Público Alvo

Toda comunidade escolar visando mais efetivamente os alunos participante do Programa Mais Educação

Abrangência

Todo projeto terá ações que abrangem a comunidade escolar.

Ações Pretendidas

Promover palestras para cada grupo da comunidade escolar.
Incluir nas atividades diárias e conteúdos trabalhados, temas referentes aos direitos humanos.
Promover atividades lúdicas e diversificadas sobre o tema em cada oficina do Programa.
Promover debates sobre vídeos e estudos de casos com os alunos
Criar livro de receitas que utilizem verduras e legumes cultivados na horta da escola
Promover atividades e palestras voltadas a aproveitamento de alimentos e compostagem.
Construir junto com os alunos uma Declaração dos Direitos e Deveres nas oficinas.
Criar e expor desenhos sobre os temas abordados.
Confeccionar um jornal, com pesquisas, entrevistas, depoimentos e fotos dos trabalhos realizados.
Confeccionar instrumentos utilizando materiais recicláveis.
Elaborar peças teatrais, músicas cantadas pelo Coral, Feira de Ciências, Gincana Literária, competições esportivas e apresentá-las à comunidade.
Realizar campeonato entre escolas participantes no PME.
Construir um Espaço Interativo, no pátio da escola, nos quais visitantes escrevam suas impressões sobre o tema.
Realizar concurso de redação sobre os temas abordados.

Estratégias Metodológicas e Recursos Técnicos

Palestras, interações grupais, estudos de caso, debates, oficinas pedagógicas, audiovisuais, materiais impressos, aulas dialogadas, depoimentos, entrevistas, recursos plásticos, recursos literários, dramatizações, jogos e brincadeiras, atividades esportivas e culturais, dentre outros.

Recursos Humanos

Equipe técnica-administrativa-pedagógica
Auxiliares administrativos
Professoras das salas de leitura e laboratório de informática
Monitores do Pgm Mais educação
Pais e responsáveis
Alunos participantes no programa

Recursos Materiais

Material impresso diversos, aparelhos de DVDs e rádio, CDs, apostilas, folders, vídeos, material de papelaria, jogos, instrumentos musicais e esportivos, entre outros

Recursos Financeiros

As ações serão sem custo extras, utilizado materiais já adquiridos pela escola conforme previsto nas ações planejadas para utilização das verbas do PMDE, PDDE, PGM MAIS EDUCAÇÃO e cantina da escola.

Período de realização

Ao longo do ano letivo

Resultados Esperados

Buscamos como resultados do projeto que toda a comunidade escolar conheça e respeite os direitos humanos e as responsabilidades pessoais e coletivas, identificando situações de violência e de vulnerabilidade social, bem como desenvolvendo ações de promoção (educativas e culturais), proteção (normas de convivência, mediações, e conhecimento dos direitos e deveres) e defesa (apurar, tomar providências necessárias para proteger, defender e reparar).

Avaliação e Monitoramento

A avaliação será feita bimestralmente com apresentação e exposição de trabalhos desenvolvidos, registros de depoimentos e entrevistas, jornal, relatórios por parte dos funcionários e observação das atitudes diárias de todos os envolvidos.

Produto Final

Será confeccionado um portfolio com projetos, fotografias, depoimentos e uma amostra das atividades à medida que forem realizadas.

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