Consiste na ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas que qualifiquem o processo educacional e melhorem o aprendizado dos alunos.
As atividades a serem desenvolvidas para implementação da educação integral deverão ser coordenadas por um professor comunitário, vinculado à escola.
Os recursos transferidos para implementação do programa destinam-se à ressarcimento de monitores e à contratação de pequenos serviços de material de consumo e, à aquisição de kits de materiais.
As atividades de monitoria deverão ser desempenhadas, preferencialmente, por estudantes universitários de formação específica nas áreas de desenvolvimento das atividades ou com habilidades específicas, como instrutor de judô, mestre de capoeira, contador de histórias etc.
O pgm MAIS EDUCAÇÃO tem como objetivo contribuir para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, através de ações conjuntas Interministeriais, alterando o ambiente escolar e ampliando a oferta de saberes, métodos, processos e conteúdos educativos.
O pgm será implementado por meio de apoio à realização, em escolas e outros espaços socioculturais, de ações socioeducativas no contraturno escolar, incluindo os campos da educação, artes, cultura, esporte, lazer, mobilizando-os para a melhoria do desempenho educacional, ao cultivo de relações entre professores, alunos e comunidade.
As atividades poderão ser desenvolvidas dentro do espaço escolar, de acordo com a atividade e o espaço disponível na escola, ou fora dele, mediante o estabelecimento de parcerias com outros órgãos e/ou instituições sejam filantrópicas ou privadas.
A educação não se realiza somente na escola, mas em todo território e deve expressar um projeto comunitário. A cidade é compreendida como território pleno de experiências de vida e instigador de interpretação e transformação. A educação abrange diversas atividades sociais que ocorrem em muitos espaços, na escola e para além dela. Toda escola está inserida em uma comunidade com especificidades culturais – valores, crenças, práticas, etc. que se constroem em saberes. Esses saberes surgem a partir da relação do indivíduo com o mundo e com sua comunidade.
Os kits de materiais correspondentes a atividade do macrocampo poderá ser encaminhado pelo FNDE/MEC ou repassado recurso para sua aquisição no mercado local. Cada escola deverá selecionar um mínimo de três e um máximo de seis atividades, distribuídas em, no mínimo, quatro macrocampos.
Quando estabelecida parcerias com outros órgãos e/ou instituições sejam filantrópicas ou privadas, o professor comunitário deverá acompanhar as turmas e seus monitores, juntamente com outro funcionário da escola, durante todo o tempo em que se fizerem presentes no espaço cedido.
ATIVIDADES SELECIONADAS PELA ESCOLA
Macrocampos | Atividades |
Acompanhamento Pedagógico | Letramento e Ciências |
Meio Ambiente | Horta Escolar |
Cultura e Artes | Canto Coral e Teatro |
Esporte e Lazer | Pgm Segundo Tempo (Voleibol, Basquete, Futebol, Handebol, Xadrez Tradicional, Judô) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Leitores,
Nosso trabalho ficará ainda melhor se, você ao visitar nosso espaço e escrever palavras de incentivo e satisfação.