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quarta-feira, 28 de setembro de 2011

II GINCANA LITERÁRIA - Projeto



ESCOLA MUNICIPAL ROMEU SIMÕES DA FONSECA
SALA DE LEITURA
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
SALA DE INFORMÁTICA

“DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA – TECENDO RELAÇÕES”

II GINCANA LITERÁRIA – 2011

REGULAMENTO GERAL

1. Das Disposições Gerais
1. – Este Regulamento dispõe sobre a organização da II GINCANA LITERÁRIA da Escola Municipal Romeu Simões da Fonseca, especialmente organizado pelas professoras Carla Souza de Almeida (Sala de Leitura), Márcia Cristina Emerich de Melo Almeida ( Programa Mais Educação) e Rosana Rocha Celestino da silva ( Sala de Informática ).
2. - Todas as pessoas que participarem de qualquer forma do evento estarão sujeitas às condições deste Regulamento. Não serão aceitas alegações de desconhecimento deste documento, já que será a necessária e suficiente publicidade do mesmo, com o apoio imperioso da direção, coordenação e de todos os funcionários em geral.
3. – É de responsabilidade das professoras citadas acima a ampla divulgação junto aos integrantes da mesma.
4. - É de responsabilidade dos líderes das equipes no caso, dos monitores das turmas estarem em constante comunicação com a organização do evento, comunicando qualquer eventualidade, dúvidas, problemas na organização ou realização das tarefas.
5. – Em todas as tarefas que envolverem produção textual será observado o bom uso do registro formal da escrita da Língua Portuguesa.
6. – Eventuais omissões ou problemas deste Regulamento serão sanadas pela professora organizadora, juntamente em parceria com a Equipe Diretiva da escola.

2 – DA PARTICIPAÇÃO

2.1 – As equipes da Gincana serão compostas por alunos do Ensino Fundamental (1º ano ao 5º ano ).
2.2 – Cada turma formará uma equipe e o líder da mesma será um monitor do Programa Mais Educação de cada uma delas.
2.3 – As equipes deverão participar de forma ordeira e organizada, com base no respeito mútuo.

3 – DOS OBJETIVOS DA GINCANA

A II GINCANA LITERÁRIA da Escola Municipal Romeu Simões da Fonseca procurará atender aos seguintes objetivos:

3.1 – OBJETIVO GERAIS:

3.1.1 – Estimular o desenvolvimento dos pilares do processo educativo: aprender a conviver, aprender a fazer, aprender a pensar e a conhecer, aprender a ser, aprender a empreender e aprender a ser superar.
3.1.2 - Construir um maior conhecimento sobre o gênero literário escolhido, vivenciando-o em todas as dimensões que a leitura pode permitir.

3.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

3.2.1 – Promover a integração entre estudantes, professores, funcionários da escola.
3.2.2 – Exercitar a solidariedade, desenvolver o espírito participativo como atitude positiva e enriquecedora da formação do cidadão.
3.2.3 – Desenvolver aspectos culturais, lúdicos, sociais e comunitários.
3.2.4 – Desenvolver a imaginação criadora, exercitando as diversas formas de leitura e vivenciando o valor da liberdade exercida com responsabilidade e respeito.
3.2.5 – Exercitar o espírito de liderança e motivação.

4 – DAS TAREFAS DA GINCANA

4.1 – A II GINCANA LITERÁRIA é o produto final do Projeto “Direitos Humanos na Escola – Tecendo Relações” do Programa Mais Educação, que teve como desdobramento o Projeto “Direitos Humanos para Humanos Direitos” da Sala de Leitura e o Projeto “Direitos Humanos para formar Bons Cidadãos” da Sala de Informática e portanto cada equipe desenvolverá suas atividades a partir de livros estruturados de acordo com este gênero literário.
4.2 – Será disponibilizado para os líderes de cada equipe quatro livros com esta temática existentes na escola, para que os mesmos estabeleçam suas escolhas.
4.3 – Livros a serem utilizados por cada equipe:
· Sou péssima em Matemática! de Béatrice Rouer/Rosy
· O Menino Maluquinho de Ziraldo
· Pais e Mães de Nelson Albissú
· Cabeça de Vento de Bia Bedran
4.4 – Cada equipe deverá realizar a partir do livro escolhidos as seguintes tarefas especificadas na tabela abaixo:

TAREFAS
1 – Grito de guerra
Deve ser criativo, melodioso e animador.
2- Reconto do texto apresentado no livro
Um aluno escolhido pelo líder deverá recontar a história do livro que representa.
3 – Quiz
Um aluno deverá ser escolhido pela equipe para responder cinco perguntas sobre o livro trabalhado5
4- Dramatização
Encenação de uma parte do livro, pode envolver uma adaptação ou apresentar uma cena criada pela turma a partir do conteúdo do livro.
5- Música
Apresentação de uma música criada pela turma a partir do livro ou já existente, que os participantes julguem pertinente ao conteúdo do livro.

5 – DA DATA E LOCAIS DE CUMPRIMENTO DAS TAREFAS

5.1 – A gincana será executada no dia 28 de setembro na escola no horário das 9:30h às 13:00h.

6 – DAS OBRIGAÇÕES DAS EQUIPES
6.1 – Preparar-se e empenhar-se, membro a membro, na execução das tarefas de maneira a destacar o apreço pela participação.
6.2 – Estar ciente de que só será permitida a entrada no local de execução das tarefas, quando for o caso, das seguintes pessoas:
· Coordenador da gincana
· Líder da equipe
· Executores das tarefas

7- DA GINCANA LITERÁRIA

Para a avaliação do desempenho geral das equipes durante toda a gincana a Coordenadora do Projeto e a Equipe Diretiva analisará, além das tarefas, os itens que constam dos objetivos gerais e específicos.

8- DA PROGRAMAÇÃO

8.1 – Apresentação dos vídeos: “Karina” da Fundação Telefônica (http://youtu.be/4lSH_iDlr-o) e“ Declaração Universal dos Direitos das Crianças” (http://youtu.be/nLAFwPr35uk) da Profª Marcia Emerich
8.2 – Os alunos serão divididos em quatro grupos, juntamente com os monitores do Programa Mais Educação e iniciarão a leitura do livro e a preparação das tarefas propostas.
8.3 – Apresentação das tarefas se dará em espaço apropriado, para demais alunos, funcionários e pais e responsáveis.

Itaboraí, 14 de setembro de 2011.
Carla Souza de Almeida
Sala de Leitura
Márcia Cristina Emerich de Melo Almeida
Profª Comunitária do PME

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