ESCOLA MUNICIPAL ROMEU SIMÕES DA FONSECA
SALA DE LEITURA
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
SALA DE INFORMÁTICA
“DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA – TECENDO RELAÇÕES”
II GINCANA LITERÁRIA – 2011
REGULAMENTO GERAL
1. Das Disposições Gerais
1. – Este Regulamento dispõe sobre a organização da II GINCANA LITERÁRIA da Escola Municipal Romeu Simões da Fonseca, especialmente organizado pelas professoras Carla Souza de Almeida (Sala de Leitura), Márcia Cristina Emerich de Melo Almeida ( Programa Mais Educação) e Rosana Rocha Celestino da silva ( Sala de Informática ).
2. - Todas as pessoas que participarem de qualquer forma do evento estarão sujeitas às condições deste Regulamento. Não serão aceitas alegações de desconhecimento deste documento, já que será a necessária e suficiente publicidade do mesmo, com o apoio imperioso da direção, coordenação e de todos os funcionários em geral.
3. – É de responsabilidade das professoras citadas acima a ampla divulgação junto aos integrantes da mesma.
4. - É de responsabilidade dos líderes das equipes no caso, dos monitores das turmas estarem em constante comunicação com a organização do evento, comunicando qualquer eventualidade, dúvidas, problemas na organização ou realização das tarefas.
5. – Em todas as tarefas que envolverem produção textual será observado o bom uso do registro formal da escrita da Língua Portuguesa.
6. – Eventuais omissões ou problemas deste Regulamento serão sanadas pela professora organizadora, juntamente em parceria com a Equipe Diretiva da escola.
2 – DA PARTICIPAÇÃO
2.1 – As equipes da Gincana serão compostas por alunos do Ensino Fundamental (1º ano ao 5º ano ).
2.2 – Cada turma formará uma equipe e o líder da mesma será um monitor do Programa Mais Educação de cada uma delas.
2.3 – As equipes deverão participar de forma ordeira e organizada, com base no respeito mútuo.
3 – DOS OBJETIVOS DA GINCANA
A II GINCANA LITERÁRIA da Escola Municipal Romeu Simões da Fonseca procurará atender aos seguintes objetivos:
3.1 – OBJETIVO GERAIS:
3.1.1 – Estimular o desenvolvimento dos pilares do processo educativo: aprender a conviver, aprender a fazer, aprender a pensar e a conhecer, aprender a ser, aprender a empreender e aprender a ser superar.
3.1.2 - Construir um maior conhecimento sobre o gênero literário escolhido, vivenciando-o em todas as dimensões que a leitura pode permitir.
3.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
3.2.1 – Promover a integração entre estudantes, professores, funcionários da escola.
3.2.2 – Exercitar a solidariedade, desenvolver o espírito participativo como atitude positiva e enriquecedora da formação do cidadão.
3.2.3 – Desenvolver aspectos culturais, lúdicos, sociais e comunitários.
3.2.4 – Desenvolver a imaginação criadora, exercitando as diversas formas de leitura e vivenciando o valor da liberdade exercida com responsabilidade e respeito.
3.2.5 – Exercitar o espírito de liderança e motivação.
4 – DAS TAREFAS DA GINCANA
4.1 – A II GINCANA LITERÁRIA é o produto final do Projeto “Direitos Humanos na Escola – Tecendo Relações” do Programa Mais Educação, que teve como desdobramento o Projeto “Direitos Humanos para Humanos Direitos” da Sala de Leitura e o Projeto “Direitos Humanos para formar Bons Cidadãos” da Sala de Informática e portanto cada equipe desenvolverá suas atividades a partir de livros estruturados de acordo com este gênero literário.
4.2 – Será disponibilizado para os líderes de cada equipe quatro livros com esta temática existentes na escola, para que os mesmos estabeleçam suas escolhas.
4.3 – Livros a serem utilizados por cada equipe:
· Sou péssima em Matemática! de Béatrice Rouer/Rosy
· O Menino Maluquinho de Ziraldo
· Pais e Mães de Nelson Albissú
· Cabeça de Vento de Bia Bedran
4.4 – Cada equipe deverá realizar a partir do livro escolhidos as seguintes tarefas especificadas na tabela abaixo:
TAREFAS
1 – Grito de guerra
Deve ser criativo, melodioso e animador.
2- Reconto do texto apresentado no livro
Um aluno escolhido pelo líder deverá recontar a história do livro que representa.
3 – Quiz
Um aluno deverá ser escolhido pela equipe para responder cinco perguntas sobre o livro trabalhado5
4- Dramatização
Encenação de uma parte do livro, pode envolver uma adaptação ou apresentar uma cena criada pela turma a partir do conteúdo do livro.
5- Música
Apresentação de uma música criada pela turma a partir do livro ou já existente, que os participantes julguem pertinente ao conteúdo do livro.
5 – DA DATA E LOCAIS DE CUMPRIMENTO DAS TAREFAS
5.1 – A gincana será executada no dia 28 de setembro na escola no horário das 9:30h às 13:00h.
6 – DAS OBRIGAÇÕES DAS EQUIPES
6.1 – Preparar-se e empenhar-se, membro a membro, na execução das tarefas de maneira a destacar o apreço pela participação.
6.2 – Estar ciente de que só será permitida a entrada no local de execução das tarefas, quando for o caso, das seguintes pessoas:
· Coordenador da gincana
· Líder da equipe
· Executores das tarefas
7- DA GINCANA LITERÁRIA
Para a avaliação do desempenho geral das equipes durante toda a gincana a Coordenadora do Projeto e a Equipe Diretiva analisará, além das tarefas, os itens que constam dos objetivos gerais e específicos.
8- DA PROGRAMAÇÃO
8.1 – Apresentação dos vídeos: “Karina” da Fundação Telefônica (http://youtu.be/4lSH_iDlr-o) e“ Declaração Universal dos Direitos das Crianças” (http://youtu.be/nLAFwPr35uk) da Profª Marcia Emerich
8.2 – Os alunos serão divididos em quatro grupos, juntamente com os monitores do Programa Mais Educação e iniciarão a leitura do livro e a preparação das tarefas propostas.
8.3 – Apresentação das tarefas se dará em espaço apropriado, para demais alunos, funcionários e pais e responsáveis.
Itaboraí, 14 de setembro de 2011.
Carla Souza de Almeida
Sala de Leitura
Márcia Cristina Emerich de Melo Almeida
Profª Comunitária do PME
SALA DE LEITURA
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
SALA DE INFORMÁTICA
“DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA – TECENDO RELAÇÕES”
II GINCANA LITERÁRIA – 2011
REGULAMENTO GERAL
1. Das Disposições Gerais
1. – Este Regulamento dispõe sobre a organização da II GINCANA LITERÁRIA da Escola Municipal Romeu Simões da Fonseca, especialmente organizado pelas professoras Carla Souza de Almeida (Sala de Leitura), Márcia Cristina Emerich de Melo Almeida ( Programa Mais Educação) e Rosana Rocha Celestino da silva ( Sala de Informática ).
2. - Todas as pessoas que participarem de qualquer forma do evento estarão sujeitas às condições deste Regulamento. Não serão aceitas alegações de desconhecimento deste documento, já que será a necessária e suficiente publicidade do mesmo, com o apoio imperioso da direção, coordenação e de todos os funcionários em geral.
3. – É de responsabilidade das professoras citadas acima a ampla divulgação junto aos integrantes da mesma.
4. - É de responsabilidade dos líderes das equipes no caso, dos monitores das turmas estarem em constante comunicação com a organização do evento, comunicando qualquer eventualidade, dúvidas, problemas na organização ou realização das tarefas.
5. – Em todas as tarefas que envolverem produção textual será observado o bom uso do registro formal da escrita da Língua Portuguesa.
6. – Eventuais omissões ou problemas deste Regulamento serão sanadas pela professora organizadora, juntamente em parceria com a Equipe Diretiva da escola.
2 – DA PARTICIPAÇÃO
2.1 – As equipes da Gincana serão compostas por alunos do Ensino Fundamental (1º ano ao 5º ano ).
2.2 – Cada turma formará uma equipe e o líder da mesma será um monitor do Programa Mais Educação de cada uma delas.
2.3 – As equipes deverão participar de forma ordeira e organizada, com base no respeito mútuo.
3 – DOS OBJETIVOS DA GINCANA
A II GINCANA LITERÁRIA da Escola Municipal Romeu Simões da Fonseca procurará atender aos seguintes objetivos:
3.1 – OBJETIVO GERAIS:
3.1.1 – Estimular o desenvolvimento dos pilares do processo educativo: aprender a conviver, aprender a fazer, aprender a pensar e a conhecer, aprender a ser, aprender a empreender e aprender a ser superar.
3.1.2 - Construir um maior conhecimento sobre o gênero literário escolhido, vivenciando-o em todas as dimensões que a leitura pode permitir.
3.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
3.2.1 – Promover a integração entre estudantes, professores, funcionários da escola.
3.2.2 – Exercitar a solidariedade, desenvolver o espírito participativo como atitude positiva e enriquecedora da formação do cidadão.
3.2.3 – Desenvolver aspectos culturais, lúdicos, sociais e comunitários.
3.2.4 – Desenvolver a imaginação criadora, exercitando as diversas formas de leitura e vivenciando o valor da liberdade exercida com responsabilidade e respeito.
3.2.5 – Exercitar o espírito de liderança e motivação.
4 – DAS TAREFAS DA GINCANA
4.1 – A II GINCANA LITERÁRIA é o produto final do Projeto “Direitos Humanos na Escola – Tecendo Relações” do Programa Mais Educação, que teve como desdobramento o Projeto “Direitos Humanos para Humanos Direitos” da Sala de Leitura e o Projeto “Direitos Humanos para formar Bons Cidadãos” da Sala de Informática e portanto cada equipe desenvolverá suas atividades a partir de livros estruturados de acordo com este gênero literário.
4.2 – Será disponibilizado para os líderes de cada equipe quatro livros com esta temática existentes na escola, para que os mesmos estabeleçam suas escolhas.
4.3 – Livros a serem utilizados por cada equipe:
· Sou péssima em Matemática! de Béatrice Rouer/Rosy
· O Menino Maluquinho de Ziraldo
· Pais e Mães de Nelson Albissú
· Cabeça de Vento de Bia Bedran
4.4 – Cada equipe deverá realizar a partir do livro escolhidos as seguintes tarefas especificadas na tabela abaixo:
TAREFAS
1 – Grito de guerra
Deve ser criativo, melodioso e animador.
2- Reconto do texto apresentado no livro
Um aluno escolhido pelo líder deverá recontar a história do livro que representa.
3 – Quiz
Um aluno deverá ser escolhido pela equipe para responder cinco perguntas sobre o livro trabalhado5
4- Dramatização
Encenação de uma parte do livro, pode envolver uma adaptação ou apresentar uma cena criada pela turma a partir do conteúdo do livro.
5- Música
Apresentação de uma música criada pela turma a partir do livro ou já existente, que os participantes julguem pertinente ao conteúdo do livro.
5 – DA DATA E LOCAIS DE CUMPRIMENTO DAS TAREFAS
5.1 – A gincana será executada no dia 28 de setembro na escola no horário das 9:30h às 13:00h.
6 – DAS OBRIGAÇÕES DAS EQUIPES
6.1 – Preparar-se e empenhar-se, membro a membro, na execução das tarefas de maneira a destacar o apreço pela participação.
6.2 – Estar ciente de que só será permitida a entrada no local de execução das tarefas, quando for o caso, das seguintes pessoas:
· Coordenador da gincana
· Líder da equipe
· Executores das tarefas
7- DA GINCANA LITERÁRIA
Para a avaliação do desempenho geral das equipes durante toda a gincana a Coordenadora do Projeto e a Equipe Diretiva analisará, além das tarefas, os itens que constam dos objetivos gerais e específicos.
8- DA PROGRAMAÇÃO
8.1 – Apresentação dos vídeos: “Karina” da Fundação Telefônica (http://youtu.be/4lSH_iDlr-o) e“ Declaração Universal dos Direitos das Crianças” (http://youtu.be/nLAFwPr35uk) da Profª Marcia Emerich
8.2 – Os alunos serão divididos em quatro grupos, juntamente com os monitores do Programa Mais Educação e iniciarão a leitura do livro e a preparação das tarefas propostas.
8.3 – Apresentação das tarefas se dará em espaço apropriado, para demais alunos, funcionários e pais e responsáveis.
Itaboraí, 14 de setembro de 2011.
Carla Souza de Almeida
Sala de Leitura
Márcia Cristina Emerich de Melo Almeida
Profª Comunitária do PME
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Leitores,
Nosso trabalho ficará ainda melhor se, você ao visitar nosso espaço e escrever palavras de incentivo e satisfação.